Ela também selecionou as principais dúvidas sobre o tema e seis dicas para você conseguir engajar no Instagram, TikTok e Facebook
Quem quer ter destaque nas redes sociais deseja aumentar o engajamento. A métrica é muito acompanhada por quem quer ter cada vez mais proximidade com o próprio público-alvo. Além disso, não adianta ter uma conta com muitos seguidores e com alcance baixo.
Publicidade
De acordo com Camila Silveira, especialista em vendas pelas redes sociais, o algoritmo do Instagram e outras redes sociais usam machine learning para “aprender” exatamente que tipo de conteúdo cada usuário tende a engajar mais.
“A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado com o tipo de conteúdo que mais lhe interessa”, explica.
A profissional destaca os três fatores principais que o algoritmo de todas as redes leva em conta três fatores principais:
“• Interesse: O algoritmo faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais importante baseado no histórico de cada usuário.
• Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
• Relacionamento: consiste em o quão engajado você está com o perfil que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.”
Camila explica que as redes, como Instagram, TikTok e Facebook tendem a direcionar o usuário a conteúdos que ele costuma interagir ou assistir.
“As novas e últimas configurações de algoritmos determinam a ordem das postagens que os usuários veem quando estão percorrendo o feed com base em sinais específicos, prioriza os posts, levando os mais relevantes para o topo como assuntos que mais curte, comenta ou tempo que leva em cada post, umas forma de análise de comportamento através de reações do usuário”, esclarece.
Publicidade
Embora seja importante observar que o novo algoritmo está sujeito a alterações, Camila separou os três principais fatores de classificação que podem ajudar a formar sua estratégia do Instagram.
“• Relacionamento com o usuário: Se um determinado usuário tiver interagido muito com o seu conteúdo anterior, será mais provável que ele veja seu conteúdo futuro. Isso torna o engajamento contínuo e repetido em seus posts importante para a criação de um público fiel.
• Interesse que o usuário transmitiu: Esse sinal é baseado em se o usuário interage com outros posts e contas semelhantes quando eles exploram o Instagram. Os usuários que também se envolvem com conteúdo semelhante têm mais chances de ver suas próprias postagens.
• Recência do post: Embora o simples feed cronológico do Instagram seja uma coisa do passado, a atualidade ainda é relevante. Postagens mais recentes serão favorecidas e enviadas para o topo do feed, enquanto as postagens mais antigas aparecerão um pouco mais abaixo”.
A especialista também elencou as três principais dúvidas dos usuários sobre engajamento.
1- TIPO DE CONTA MUDA O ENGAJAMENTO?
“Não é tão importante o tipo de conta desde esteja coerente com sua função e tenha consciência de criadores de conteúdo dispõe de mais funções disponíveis”.
2- VÍDEOS GERAM MAIS ENGAJAMENTO QUE IMAGENS?
“Esse é outro mito. Na verdade o que importa é a preferência do usuário. O Instagram também entrega mais vídeos para quem assiste mais e mais fotos para quem interage mais com fotos”.
“Então, nesse caso, você precisa observar o comportamento da sua audiência. É claro que o vídeo nos permite criar um conteúdo com mais profundidade e personalidade. Isso só será atraente para quem de fato para e assiste. Não é o Instagram que dá preferência para um tipo de conteúdo ou outro, é a sua audiência. Sendo assim, só você poderá determinar a resposta”.
3- USAR FERRAMENTAS DE AGENDAMENTO PREJUDICA O ALCANCE?
“Não. O que prejudica o alcance é postar e sair correndo. Se você não investe tempo na plataforma, você não é um usuário interessante. É preciso responder os comentários e criar conteúdo fresco como Stories e Lives não esquecer que o principal fator da ferramenta é a integração e este é o maior grau de importância”.
Ela ainda separou os seis fatores fundamentais para manter o engajamento nas redes sociais.
Publicidade
1- USE OS STORIES PARA SER VISTO
“Essa ferramenta do Instagram não é tão recente assim. Mas, ainda, garante bastante visibilidade, quando utilizada. Isso porque elas possuem a capacidade de burlar o algoritmo presente no feed”.
“Além disso, são ótimos para se envolver com seus seguidores. E, assim, criar maior lealdade com eles. E, como sabemos, relacionamentos melhores geram maior alcance”.
2- RESPONDA AS MENSAGENS
“Apesar da ironia, elas tendem a melhorar o seu engajamento indiretamente. Isso porque quando os usuários se sentem bem atendidos, eles tendem a curtir, comentar e interagir mais com as suas publicações com mais frequência pelo sentimento de intimidade e proximidade”.
“No entanto, trate cada conversa individualmente. As pessoas sabem quando você está utilizando uma resposta vaga ou genérica”.
Publicidade
3- FREQUÊNCIA É A CHAVE
“Não apenas uma grande quantidade de postagens de uma vez. É preferível que você mantenha um ciclo regular em suas publicações”.
“Assim, você supera o que o próprio Instagram chama de ciclo completo do algoritmo. Ou seja, é uma recomendação da própria rede social. Além disso, você pode experimentar vários conteúdos e abordagens. E ver quais funcionam melhor”.
4- QUALIDADE
“Não basta ter muitas fotos. Elas precisam fazer sentido. Especialmente, para quem você quer alcançar. Isso vale para os Stories também”.
“Cores fortes e bastante luz são a preferência geral. Mas você deve se atentar para o que o seu público-alvo vai parar e prestar atenção ainda mais quando podem interagir com enquetes”.
5- FOQUE NO VÍDEO
“Mesmo que o Instagram afirme que não diferencia vídeos e fotos, na realidade, não é bem assim. Isso, pois os vídeos acabam por chamar mais atenção. Ainda mais com a reprodução automática”.
“Estamos falando dos vários formatos de vídeos disponíveis. Com destaque para a IGTV. Isso, pois ela acaba por, também. Aparecer no feed comum”.
6- CRIE LEGENDAS ATRAENTES
“Por fim, as legendas funcionam como molduras para as suas fotos. Assim, elas devem combinar. E chamar a atenção de quem está vendo para o que você quer mostrar”.
“O algoritmo do Instagram vive mudando, assim como o comportamento de quem o utiliza. Assim, você deve se atentar a essas mudanças se quer continuar sendo relevante nele”.
Você é um entusiasta do Marketing Digital, um aficionado por Tecnologia, ou um especialista em WordPress? Que tal compartilhar seu conhecimento com uma audiência engajada e crescente? Aqui no Blog S B Results, estamos sempre em busca de colaborações que agreguem valor aos nossos leitores e ofereçam novas perspectivas sobre os temas que mais amamos. […]
No cenário atual, o marketing digital tornou-se um elemento crucial para o sucesso de pequenas empresas. Neste guia abrangente, exploraremos estratégias práticas que podem impulsionar o seu negócio para novos patamares no mundo online. Pequenas empresas têm desafios únicos, mas também possuem oportunidades distintas no ambiente digital. Vamos desbravar estratégias adaptadas a essas realidades. S […]
O WordPress 6.5 foi lançado recentemente com uma série de melhorias significativas para a criação de sites. Esta atualização, que chegou em 26 de março, promete revolucionar a experiência dos usuários, tornando os sites mais rápidos, atraentes e fáceis de serem colaborativamente trabalhados, sem depender de extensões adicionais. Uma das principais adições é a Interactivity […]
A visão de Peter Drucker sobre o marketing enfatiza a importância de uma abordagem centrada no cliente. Ele acreditava que o marketing não é apenas uma função empresarial, mas a própria essência do negócio quando visto através dos olhos do cliente. Isso requer compreensão profunda do cliente, desenvolvimento de produtos orientados ao cliente, comunicação eficaz, construção de relacionamentos e adaptação estratégica com base no feedback do cliente. Implementar essa perspectiva pode ajudar as empresas a criar experiências que ressoem com seus clientes e impulsionem o sucesso nos negócios.
Esta é uma atualização de segurança e manutenção que apresenta 5 correções de bugs no Core, 16 correções de bugs para o Editor de Blocos e 2 correções de segurança. É recomendado que você atualize seus sites imediatamente. As correções retroativas também estão disponíveis para outros lançamentos principais do WordPress, 4.1 e posteriores. Você pode […]
A segurança do seu site WordPress é uma prioridade essencial para garantir a integridade dos dados e a confiança dos visitantes. Neste artigo, vamos explorar a importância das atualizações de segurança e como manter seu site protegido contra ameaças cibernéticas. A segurança online nunca foi tão crucial. Descubra como as atualizações de segurança no WordPress […]
Nós utilizamos cookies em nosso site para proporcionar a experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e identificando visitas repetidas. Ao clicar em 'Aceitar todos', você concorda com a utilização de TODOS os cookies. No entanto, você tem a opção de visitar 'Configurações de cookies' para fornecer um consentimento mais controlado.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
__hssrc
session
Este cookie é definido pelo Hubspot sempre que altera o cookie da sessão. O cookie __hssrc definido como 1 indica que o usuário reiniciou o navegador e, se o cookie não existir, presume-se que seja uma nova sessão.
Anúncio de caixa de seleção
1 year
Este cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Publicidade".
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
Cookie
Tipo
Duração
Descrição
__cf_bm
30 minutes
Este cookie, definido pela Cloudflare, é usado para dar suporte ao Cloudflare Bot Management.
__gads
1 year 24 days
O cookie __gads, definido pelo Google, é armazenado no domínio da DoubleClick e rastreia o número de vezes que os usuários veem um anúncio, mede o sucesso da campanha e calcula sua receita. Este cookie só pode ser lido no domínio em que estão configurados e não rastreará nenhum dado durante a navegação em outros sites.
__hssc
30 minutes
O HubSpot define este cookie para controlar as sessões e determinar se o HubSpot deve incrementar o número da sessão e os carimbos de data / hora no cookie __hstc.
__hssrc
session
Este cookie é definido pelo Hubspot sempre que altera o cookie da sessão. O cookie __hssrc definido como 1 indica que o usuário reiniciou o navegador e, se o cookie não existir, presume-se que seja uma nova sessão.
__hstc
1 year 24 days
Este é o principal cookie definido pelo Hubspot, para rastrear visitantes. Ele contém o domínio, o carimbo de data / hora inicial (primeira visita), o último carimbo de data / hora (última visita), o carimbo de data / hora atual (esta visita) e o número da sessão (incrementos para cada sessão subsequente).
_ga
2 years
O cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gat_gtag_UA_101125878_7
1 minute
Definido pelo Google para distinguir os usuários.
_gid
1 day
Instalado pelo Google Analytics, o _gid cookie armazena informações sobre como os visitantes usam um site, ao mesmo tempo que cria um relatório analítico do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que visitam anonimamente.
Análise de caixa de seleção
0
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
Anúncio de caixa de seleção
1 year
Este cookie é usado para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Publicidade".
Caixa de seleção funcional
0
11 months
O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
Caixa de seleção necessária
0
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
Caixa de seleção outros
0
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros.
Desempenho da caixa de seleção
0
11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
hubspotutk
1 year 24 days
Este cookie é usado pela HubSpot para rastrear os visitantes do site. Este cookie é passado para o Hubspot no envio do formulário e usado ao desduplicar contatos.
Política de cookies visualizados
0
11 months
O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
test_cookie
15 minutes
O test_cookie é definido por doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário oferece suporte a cookies.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Cookie
Duração
Descrição
test_cookie
15 minutes
O test_cookie é definido por doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário oferece suporte a cookies.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Cookie
Duração
Descrição
__gads
1 year 24 days
O cookie __gads, definido pelo Google, é armazenado no domínio da DoubleClick e rastreia o número de vezes que os usuários veem um anúncio, mede o sucesso da campanha e calcula sua receita. Este cookie só pode ser lido no domínio em que estão configurados e não rastreará nenhum dado durante a navegação em outros sites.
__hstc
1 year 24 days
Este é o principal cookie definido pelo Hubspot, para rastrear visitantes. Ele contém o domínio, o carimbo de data / hora inicial (primeira visita), o último carimbo de data / hora (última visita), o carimbo de data / hora atual (esta visita) e o número da sessão (incrementos para cada sessão subsequente).
_ga
2 years
O cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gat_gtag_UA_101125878_7
1 minute
Definido pelo Google para distinguir os usuários.
_gid
1 day
Instalado pelo Google Analytics, o _gid cookie armazena informações sobre como os visitantes usam um site, ao mesmo tempo que cria um relatório analítico do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que visitam anonimamente.
hubspotutk
1 year 24 days
Este cookie é usado pela HubSpot para rastrear os visitantes do site. Este cookie é passado para o Hubspot no envio do formulário e usado ao desduplicar contatos.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Cookie
Duração
Descrição
__cf_bm
30 minutes
Este cookie, definido pela Cloudflare, é usado para dar suporte ao Cloudflare Bot Management.
__hssc
30 minutes
O HubSpot define este cookie para controlar as sessões e determinar se o HubSpot deve incrementar o número da sessão e os carimbos de data / hora no cookie __hstc.