Especialista Camila Silveira dá dicas para aumentar o seu engajamento ou da sua empresa nas redes sociais

Por vanessa haddad

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Ela também selecionou as principais dúvidas sobre o tema e seis dicas para você conseguir engajar no Instagram, TikTok e Facebook



Quem quer ter destaque nas redes sociais deseja aumentar o engajamento. A métrica é muito acompanhada por quem quer ter cada vez mais proximidade com o próprio público-alvo. Além disso, não adianta ter uma conta com muitos seguidores e com alcance baixo.

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De acordo com Camila Silveira, especialista em vendas pelas redes sociais, o algoritmo do Instagram e outras redes sociais usam machine learning para “aprender” exatamente que tipo de conteúdo cada usuário tende a engajar mais.



“A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado com o tipo de conteúdo que mais lhe interessa”, explica.



A profissional destaca os três fatores principais que o algoritmo de todas as redes leva em conta três fatores principais:



“• Interesse: O algoritmo faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais importante baseado no histórico de cada usuário.

• Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.

• Relacionamento: consiste em o quão engajado você está com o perfil que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.”



Camila explica que as redes, como Instagram, TikTok e Facebook tendem a direcionar o usuário a conteúdos que ele costuma interagir ou assistir.



“As novas e últimas configurações de algoritmos determinam a ordem das postagens que os usuários veem quando estão percorrendo o feed com base em sinais específicos, prioriza os posts, levando os mais relevantes para o topo como assuntos que mais curte, comenta ou tempo que leva em cada post, umas forma de análise de comportamento através de reações do usuário”, esclarece.


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Embora seja importante observar que o novo algoritmo está sujeito a alterações, Camila separou os três principais fatores de classificação que podem ajudar a formar sua estratégia do Instagram.



“• Relacionamento com o usuário: Se um determinado usuário tiver interagido muito com o seu conteúdo anterior, será mais provável que ele veja seu conteúdo futuro. Isso torna o engajamento contínuo e repetido em seus posts importante para a criação de um público fiel.

• Interesse que o usuário transmitiu: Esse sinal é baseado em se o usuário interage com outros posts e contas semelhantes quando eles exploram o Instagram. Os usuários que também se envolvem com conteúdo semelhante têm mais chances de ver suas próprias postagens.

• Recência do post: Embora o simples feed cronológico do Instagram seja uma coisa do passado, a atualidade ainda é relevante. Postagens mais recentes serão favorecidas e enviadas para o topo do feed, enquanto as postagens mais antigas aparecerão um pouco mais abaixo”.



A especialista também elencou as três principais dúvidas dos usuários sobre engajamento.



1- TIPO DE CONTA MUDA O ENGAJAMENTO?



“Não é tão importante o tipo de conta desde esteja coerente com sua função e tenha consciência de criadores de conteúdo dispõe de mais funções disponíveis”.



2- VÍDEOS GERAM MAIS ENGAJAMENTO QUE IMAGENS?

“Esse é outro mito. Na verdade o que importa é a preferência do usuário. O Instagram também entrega mais vídeos para quem assiste mais e mais fotos para quem interage mais com fotos”.



“Então, nesse caso, você precisa observar o comportamento da sua audiência. É claro que o vídeo nos permite criar um conteúdo com mais profundidade e personalidade. Isso só será atraente para quem de fato para e assiste. Não é o Instagram que dá preferência para um tipo de conteúdo ou outro, é a sua audiência. Sendo assim, só você poderá determinar a resposta”.



3- USAR FERRAMENTAS DE AGENDAMENTO PREJUDICA O ALCANCE?

“Não. O que prejudica o alcance é postar e sair correndo. Se você não investe tempo na plataforma, você não é um usuário interessante. É preciso responder os comentários e criar conteúdo fresco como Stories e Lives não esquecer que o principal fator da ferramenta é a integração e este é o maior grau de importância”.



Ela ainda separou os seis fatores fundamentais para manter o engajamento nas redes sociais.

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1- USE OS STORIES PARA SER VISTO

“Essa ferramenta do Instagram não é tão recente assim. Mas, ainda, garante bastante visibilidade, quando utilizada. Isso porque elas possuem a capacidade de burlar o algoritmo presente no feed”.



“Além disso, são ótimos para se envolver com seus seguidores. E, assim, criar maior lealdade com eles. E, como sabemos, relacionamentos melhores geram maior alcance”.



2- RESPONDA AS MENSAGENS

“Apesar da ironia, elas tendem a melhorar o seu engajamento indiretamente. Isso porque quando os usuários se sentem bem atendidos, eles tendem a curtir, comentar e interagir mais com as suas publicações com mais frequência pelo sentimento de intimidade e proximidade”.

“No entanto, trate cada conversa individualmente. As pessoas sabem quando você está utilizando uma resposta vaga ou genérica”.

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3- FREQUÊNCIA É A CHAVE

“Não apenas uma grande quantidade de postagens de uma vez. É preferível que você mantenha um ciclo regular em suas publicações”.

“Assim, você supera o que o próprio Instagram chama de ciclo completo do algoritmo. Ou seja, é uma recomendação da própria rede social. Além disso, você pode experimentar vários conteúdos e abordagens. E ver quais funcionam melhor”.



4- QUALIDADE

“Não basta ter muitas fotos. Elas precisam fazer sentido. Especialmente, para quem você quer alcançar. Isso vale para os Stories também”.

“Cores fortes e bastante luz são a preferência geral. Mas você deve se atentar para o que o seu público-alvo vai parar e prestar atenção ainda mais quando podem interagir com enquetes”.



5- FOQUE NO VÍDEO

“Mesmo que o Instagram afirme que não diferencia vídeos e fotos, na realidade, não é bem assim. Isso, pois os vídeos acabam por chamar mais atenção. Ainda mais com a reprodução automática”.

“Estamos falando dos vários formatos de vídeos disponíveis. Com destaque para a IGTV. Isso, pois ela acaba por, também. Aparecer no feed comum”.



6- CRIE LEGENDAS ATRAENTES

“Por fim, as legendas funcionam como molduras para as suas fotos. Assim, elas devem combinar. E chamar a atenção de quem está vendo para o que você quer mostrar”.

“O algoritmo do Instagram vive mudando, assim como o comportamento de quem o utiliza. Assim, você deve se atentar a essas mudanças se quer continuar sendo relevante nele”.

https://instagram.com/camilasilveiraoficial/

 

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